EDITAL
V ENADIR
Encontro Nacional de Antropologia do Direito
de 28 a 31 de agosto de 2017
FFLCH-USP
A
Comissão Organizadora do V ENADIR torna público o presente edital e convida
pesquisadores(as) que investem na interface entre antropologia e direito a apresentarem
propostas de/em Grupos de Trabalho (GTs) e a fazerem suas inscrições no evento.
1. Objetivo Principal
Reunir
pesquisadores(as), de diversos níveis de formação acadêmica e de várias
instituições e regiões do país, para debaterem as interfaces existentes e
possíveis entre antropologia e direito.
2. Valores das inscrições
Todos(as)
os(as) participantes do V ENADIR deverão efetuar inscrições conforme instruções
constantes em http://enadir-2017.blogspot.com.br
e de acordo com a seguinte tabela:
24/03 a
30/05
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1º/06 a
31/07
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1º a 23/08
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No evento
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Estudantes
em geral
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R$ 60,00
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R$ 80,00
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R$ 100,00
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R$ 120,00
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Profissionais
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R$ 120,00
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R$ 160,00
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R$ 200,00
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R$ 240,00
|
3. Procedimentos e requisitos para
a proposição de GTs
3.1. Interessados(as) em coordenar um GT deverão preencher, online, o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE GT, disponível entre 20 de março e 20 de abril de 2017
(até as 23h59’, horário de Brasília) em http://enadir-2017.blogspot.com.br
3.2. Nos campos “resumo simples” e “resumo expandido” deve ser necessariamente
explicitada ao menos uma interseção entre antropologia e direito pertinente à
temática do GT, bem como devem estar preenchidos todos os campos obrigatórios
do formulário.
3.3. Cada GT deverá ser coordenado por
dois/duas pesquisadores(as) que também serão debatedores(as). Quanto à
titulação, ao menos um(a) deve ter título de doutor(a) e o(a) outro(a) deve ser, no mínimo, doutorando(a). Quanto à
formação, ao menos um(a) deve ser graduado(a), mestre, doutor(a)/doutorando(a)
ou pós-doutor(a)/pós-doutorando(a) em antropologia e/ou ciências sociais.
3.4. Os(as) coordenadores(as) devem necessariamente ter vínculo com
instituições de ensino superior diferentes e preferencialmente residir em
distintos estados da federação.
4. Procedimentos da Comissão
Organizadora para a avaliação das propostas de GTs
4.1. Somente serão aceitas propostas que contemplarem todos os requisitos
indicados no item 3 deste edital.
4.2. Caberá à Comissão Organizadora do V ENADIR avaliar a forma e o
conteúdo das propostas de coordenadores(as) de GTs e deliberar a respeito de
sua aprovação.
4.3. Caso haja propostas assemelhadas, será priorizada a que melhor
contemplar o item 3.2 deste edital.
4.4. O limite de caracteres é de 1000 caracteres para o resumo simples e de 4000 caracteres para o resumo expandido.
4.5. Os GTs aprovados serão divulgados em http://enadir-2017.blogspot.com.br a partir de 29 de abril de 2017.
5. Procedimentos e requisitos para a submissão
de propostas de trabalhos a GTs.
5.1. Interessados(as) em submeter o resumo de trabalho a um GT deverão
preencher, online, entre 05 de maio e
05 de junho de 2017 (até as 23h59’, horário de Brasília), o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO disponível em http://enadir-2017.blogspot.com.br
5.2. O(A) proponente principal do resumo deve ser no mínimo graduando(a) e,
caso o resumo seja selecionado, será responsável pela apresentação oral do
trabalho no GT.
5.3. No resumo deve necessariamente estar explicitado o diálogo
entre o trabalho proposto e a temática do respectivo GT.
5.4. O(A) proponente principal poderá, nesta qualidade, enviar somente uma
proposta para um GT. Sua participação em outro GT só será possível na condição de coautor(a).
5.5. O limite de coautores(as) por resumo é de três nomes, incluindo o
do(a) proponente principal, e todos deverão constar do FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, conforme instruções nele constantes.
5.6. Se o resumo for selecionado e os(as) coautores(as) também desejarem
participar do evento, deverão preencher o FORMULÁRIO PARA PARTICIPANTE NÃO EXPOSITOR.
5.7. Após enviado o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO não haverá possibilidade de substituir, incluir ou
remover autores(as), tampouco de mudar a ordem em que foram inscritos(as).
6. Procedimentos para a avaliação dos
resumos submetidos aos GTs.
6.1. Uma pré-seleção dos resumos, que levará em conta sua adequação formal,
será feita pela Comissão Organizadora do V ENADIR e somente serão aceitos
aqueles que contemplarem todos os requisitos indicados no item 5 deste edital.
6.2. A seleção dos resumos em função de seu conteúdo caberá aos(às) coordenadores(as)
dos GTs. Nesta etapa serão consideradas:
6.2.1. A qualidade teórico-metodológica da proposta;
6.2.2. Uma proporcionalidade entre pesquisadores(as) que se encontram em
distintos níveis da formação acadêmica.
6.2.3. A melhor distribuição possível dos(as) pesquisadores(as) por diferentes
regiões do país e por instituições de ensino superior nas quais desenvolveram
ou desenvolvem atividades.
6.3. Serão selecionados no mínimo 6 (seis) e no máximo 20 (vinte) trabalhos
por GT. Cada GT poderá ter no máximo duas sessões: uma na manhã do dia 30 e
outra na manhã do dia 31/08/2017. Cada sessão poderá ter no mínimo 6 (seis) e
no máximo 10 (dez) trabalhos.
6.4. Os GTs para os quais forem propostos 5 (cinco) ou menos resumos, no
total, não se consolidarão e os(as) pesquisadores(as) que tiverem submetido
resumos a esses GTs os terão avaliados pela Comissão Organizadora. Em caso de
aprovação e se o tema do resumo permitir, ele será redirecionado a outro GT
compatível e consolidado. Caberá aos(às) coordenadores desse GT tomarem a
decisão final quanto à aceitação do resumo no GT.
6.5. A divulgação dos resumos aprovados estará disponível a partir de 26 de
junho de 2017 em http://enadir-2017.blogspot.com.br
7. Envio de papers aos coordenadores(as) de GTs
7.1. Entre 03/07/2017 até as 23h59' (horário de Brasília) do dia 03/08/2017,
todos(as) os(as) autores(as) principais que tiveram seus resumos aceitos
deverão enviar online a versão final de seus papers. Os(As) que não o fizerem dentro
desse período não poderão apresentar o trabalho no GT.
7.2. O envio dos papers dentro do
prazo também é imprescindível para a sua inclusão nos Anais do Evento e para a sua
disponibilização no blog do evento e no site do NADIR.
7.2.1. O envio do paper, portanto,
implica a concordância do(a) autor(a) com a sua publicação nos canais indicados
no item 7.2 deste edital e a sua responsabilidade pelo conteúdo do texto.
7.3. Os requisitos formais para envio dos papers são:
7.3.1. O arquivo, com o paper
completo, em formato PDF, deverá ser encaminhado exclusivamente pelo sistema online do evento, através da área
restrita do(a) autor(a) principal, ou seja, daquele(a) que submeteu o resumo ao
GT. Para tanto, após a digitação de seu login e senha, basta clicar na opção
"Submeter Paper" e seguir as instruções indicadas.
7.3.2. O arquivo deverá:
a) ser gravado em formato pdf.
b) ter no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.
c) ter páginas numeradas no canto inferior direito.
d) ser gravado em
tamanho A 4
e) ter margens: 2,5cm (as quatro por igual)
f) ter fonte geral Times New Roman
g) ter alinhamento geral justificado
h) ter espaçamento geral entre linhas 1,5cm (exceto para todas as notas
de rodapé e as citações com mais de duas linhas, as quais devem ter espaçamento
simples)
i) ter Parágrafos com 1,25cm de espaçamento inicial
j) ter, no alto da primeira página (que deve ser a primeira do texto), o
título (tal como registrado no resumo selecionado), com fonte tamanho 16, em
negrito e alinhamento centrado.
k) ter, em seguida ao título, nota de rodapé contendo a informação: V
ENADIR, número e nome do GT em que o trabalho será apresentado.
l) ter, abaixo do título, nome(s) do(s) autor(es/as) em fonte tamanho 14,
sem negrito, em itálico, alinhamento à direita e, ao lado de cada nome, entre
parêntesis, a instituição de pertencimento.
8. Apresentações Orais nos GTs
8.1. Conforme já exposto no item 6.3, os GTs poderão ter uma ou duas sessões
(manhã do dia 30 e/ou manhã do dia 31/08/2017), a depender do número de
trabalhos aceitos e de papers
enviados no prazo.
8.2. Cada sessão de um GT terá duração de 4h (240 min), das 9h às 13h.
Calcula-se, por exemplo, que havendo 7 expositores(as) por sessão, cada um(a)
contará com 20 minutos para sua apresentação oral, tendo cada coordenador(a) 20
minutos para seus comentários (40 minutos para os[as] dois/duas coordenadores[as]),
finalizando-se a atividade com 60 minutos de debates. Essas proporções deverão
ser mantidas para sessões com outros totais de expositores.
8.3. Todas as salas contarão com equipamento para Data Show e os(as) interessados(as) em usá-lo deverão chegar com
antecedência de meia hora do início da sessão (às 8h30) para testar a
apresentação de seus arquivos.
9. Certificados
9.1. Os(As) participantes não expositores, devidamente inscritos(as), só terão
direito ao Certificado de Participação Geral
no V ENADIR se comparecerem a ao menos 6 (seis) das 9 (nove) atividades
previstas:
1)
Mini-curso;
2)
Mesa de Abertura/ Mesa I;
3)
Conferência 1;
4)
Mesa II;
5)
um dos GTs;
6)
Conferência 2;
7)
Mesa III;
8)
Conferência 3;
9)
Mesa IV/ Encerramento.
9.2. Os certificados serão emitidos a partir de 15 de setembro de 2017 e
ficarão disponíveis em http://enadir-2017.blogspot.com.br
na área de acesso restrito a inscritos.
9.3. Os(As) apresentadores(as) de trabalhos em GTs poderão obter seu Certificado de Apresentação de Trabalho a
partir de 15 de setembro de 2017 em http://enadir-2017.blogspot.com.br
na área de acesso restrito a inscritos.
9.4. Conferencistas e participantes de mesas redondas poderão obter seus
respectivos certificados a partir de 15 de setembro de 2017 em http://enadir-2017.blogspot.com.br
na área de acesso restrito a inscritos.
9.5. Apresentadores(as) de trabalhos em GTs, conferencistas e participantes
de mesas redondas também obterão o Certificado
de Participação Geral no V ENADIR desde que preencham os requisitos previstos
no item 9.1.
10. Programação Final
10.1. Os nomes dos(as) conferencistas e participantes de mesas redondas
(atividades cuja iniciativa será da Comissão Organizadora) serão divulgados em http://enadir-2017.blogspot.com.br
assim que se obtiver a confirmação de todos(as) os nomes.
10.2. A programação detalhada de cada GT, com a ordem de apresentação dos
trabalhos, estará disponível em http://enadir-2017.blogspot.com.br
a partir de 07/08/2017.
11. Financiamentos
11.1. A Comissão Organizadora envidará todos os esforços para garantir que os
deslocamentos e diárias de conferencistas, participantes de mesas redondas e
coordenadores(as) de GTs, que não dispuserem de recursos para tanto, sejam
garantidos pelo V ENADIR, o que será avaliado caso a caso.
11.2. Caberá aos que apresentarem trabalhos em GTs buscar financiamento.
12. Informações Adicionais
Outros
esclarecimentos e informações acerca do conteúdo deste edital poderão ser solicitados
à Comissão Organizadora do V ENADIR em http://enadir-2017.blogspot.com.br,
clicando em “contatos”. Notícias do evento serão constantemente atualizadas nesse
mesmo endereço.
13. Casos Omissos
Caberá
à Comissão Organizadora avaliar casos omissos e situações não previstas neste
edital, bem como deliberar a seu respeito.
Sejam, desde já, todos(as)
muito bem vindos(as) ao V ENADIR !!
Comissão Organizadora
São Paulo, 20 de março de 2017.
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